Encontrei nesse blog a melhor resenha das que procurei, e aconselho ler quem se interessar, pois não é minha intenção resumir o filme, mas sim comenta-lo.
Resumidamente é uma crítica a alienação dos dias atuais influenciado pela mídia.
Dissecando o assunto é um foda-se para todos os clichês, fricotes e futilidades dos dias atuais. A critica vai da dependência das pessoas em compartilhar tudo virtualmente sem prestar atenção ao que se está vivendo, à falta de autoridade dos pais, criando pessoas totalmente mimadas e manipuladoras.
Critica o patriotismo forçado dos Estados Unidos, e de forma indireta o fanatismo cego a todos os lugares e com todas as coisas. A alienação de quem não pensa e só assiste. Mostra a hipocrisia em usar o 'santo nome' para menosprezar minorias como 'Deus odeia gays'. Mas principalmente mostra o egoísmo das pessoas, que se manifesta de formas diferente em cada pessoa, o conformismo em agradar somente a si próprio quando bem entende: a conheçida 'má-educação' E todas as críticas vem acompanhadas de chumbo. Super digno, concordo que gente futil não merece mais do que uma bala no peito.
O legal é que mesmo com todas essas criticas é um filme leve, engraçado (sem ser bobo) e bonitinho.
O que cativa é o desapego dos personagens: Frank mata quase com tédio como quem está fazendo um favor antes a si, e depois a sociedade (e de fato está); e Roxy mata empolgada em botar a 'mão na massa' e se vingar dos autores das porcarias que ela vê por onde anda
Enfim, muitas idéias e comportamentos que me desagradam foram baleados nesse filme, e assim me agradou. Favoritei, reassistirei, e recomendo! (:
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir